Rua Almeida de Morais, 164, Conj. 41 - Vila Matias, Santos/SP
  • (13) 3321-5413

Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Como a Covid-19 afetou a contabilidade

Os impactos da Covid-19 afetaram fortemente a saúde financeira das empresas, e graças a diversos órgãos de classe, incluindo os contábeis que estão sendo muito bem geridos por suas presidências neste momento, foi possível um alargamento nos prazos dos tributos federais.

Os impactos da Covid-19 afetaram fortemente a saúde financeira das empresas, e graças a diversos órgãos de classe, incluindo os contábeis que estão sendo muito bem geridos por suas presidências neste momento, foi possível um alargamento nos prazos dos tributos federais.

Conseguimos a prorrogação da entrega da ECD, EFD-Contribuições, DCTF, pagamento do Simples Nacional e PIS e Cofins.

O fato de termos tido essas prorrogações, no entanto, ainda gera dúvidas operacionais relacionadas a emissão de guias e cumprimentos de obrigações acessórias. Após a divulgação da prorrogação do prazo de pagamento do Simples Nacional, muitas pessoas ainda estão com dúvidas sobre a emissão da guia, por exemplo. Para se ter uma ideia o portal do Simples ainda não foi ajustado para geração de guias separadas e nem o Sicalc está atualizado para a emissão da guia de PIS e Cofins sem multas e juros.

Pedir informações sobre esses procedimentos operacionais também se torna muito difícil, pois, nem todas as obrigações fiscais tem canais próprios, como é o caso de dúvidas relacionadas a DCTF ou ao Sicalc. A falta de canais de comunicação agora é mais sentida do que nunca, pois, neste momento o melhor é o distanciamento, e seria mais prudente se pudéssemos evitar idas as unidades da Receita Federal.

O cumprimento dos prazos legais destas obrigações que foram prorrogadas, não se limita a emissão e pagamento das guias. Existem outras obrigações acessórias ligadas, e que causam inúmeras dificuldades aos contadores se não tiverem orientações claras por parte do governo. Após as publicações das prorrogações os empresários buscam auxilio de seus contadores para dirimir as suas dúvidas, mas infelizmente em alguns casos nem mesmo o governo tem as respostas, o que dificulta o trabalho do contador em ajudar o empresário neste momento.

Para isso, o principal é ter uma parceria forte entre o governo e a classe contábil, com canais mais diretos para se tirar dúvidas e buscar orientações. Este pedido pode parecer utópico para alguns, mas eu acredito que chegará o momento que teremos isso.

Mesmo assim o contador durante essa época de pandemia conseguiu ler e interpretar diversas normas tributárias e trabalhistas para poder prestar uma assessoria de excelência a seus clientes. O contador pode dar ao empregador opções para evitar demissões nas empresas e tentar manter o fluxo financeiro o mais adequado possível. Todos estes desafios foram vencidos por uma classe de profissionais indispensável a prosperidade de um negócio, e o empresário que não reconhece isso, é melhor começar a pensar como seria sem o contador neste momento.

Um outro ponto importante é com relação as obrigações estaduais ligadas ao ICMS, como o recolhimento do Diferencial de alíquotas, entrega do Sped Fiscal e DeSTDA. O prazo de entrega destas obrigações em alguns estados foi estendido, mas não em todos. Quem já fechou uma apuração de ICMS sabe como é complicado conferir todos os dados para entrega das declarações, são muitos detalhes, e com a vinda do home office os profissionais tiveram de se adaptar a uma rotina diferente, foi muita mudança em um prazo muito pequeno. Poderiam ter suspendido os prazos de entrega de pelo menos algumas declarações em 90 dias.

Temos que confiar mais ainda em nossos órgãos de classe, como a Fenacon que vem propondo diversas prorrogações desde o início desta pandemia, e isso precisa ser reconhecido.

Claro que agora o governo também está analisando diversas propostas que ajudam no enfrentamento dos efeitos da pandemia da Covid-19, então pode ser que algum pleito acabe não sendo aprovado ou demora mais a ser aprovado. Só podemos contar neste momento com o bom senso dos nossos governantes, para que sabiamente selecionem as propostas mais benéficas a toda a população.

A contabilidade neste momento está se tornando mais digital, isso já vinha acontecendo, mas agora houve uma aceleração do processo. Com o afastamento social, a tecnologia se tornou muito mais necessária, por isso ferramentas de automatização, de postagens de documentos automaticamente a seus clientes, apresentação de dados em formato de dashboard entre outras opções são muito importantes, porque mostram que você não só está pronto para assessorar seus clientes na parte legal, como também dispõe de recursos inovadores para auxiliar a relação da contabilidade com a empresa.

Especialistas, empresários contábeis, empresários de tecnologias e os líderes da classe contábil estão realizando com frequência diversos webinars gratuitos para ajudar os contadores neste momento difícil dando dicas e mostrando ferramentas que podem ajudar no trabalho em home office. Este tipo de evento traz uma proposta muito interessante, pois articula ações que podem ser usadas nos escritórios e esclarece o que os órgãos de classe estão fazendo para melhorar o desempenho das atividades contábeis. Por isso é importante acompanhar.